MaxOpção Pousada dos Azevedo Damásio Dobrar ganho

Notícias


Prouni e Fies


Criado: 11/04/2019 - 12h05
Modificado: 11/04/2019 - 12h10

O QUE É O PROUNI?
ProUni (Programa Universidade para Todos) é um programa criado pelo Ministério da Educação em 2004 que oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. As bolsas concedidas - integrais (100%) ou parciais (50%) - são destinadas a estudantes brasileiros de baixa renda e sem diploma de nível superior.

Quem pode participar do PROUNI?
Para poder participar do ProUNI é necessário que o candidato se enquadre nos seguintes pré-requisitos:

1. Ensino médio: O candidato deve ter completado o ensino médio na rede pública ou na rede particular com bolsa integral.
2. Renda familiar bruta:
A. Para obter bolsa integral: candidatos com renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
B. Para obter bolsa parcial: candidatos com renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.
3. Participação no ENEM: O candidato também precisa obrigatoriamente ter participado do ENEM do ano anterior. A nota obtida no Exame serve como critério de classificação para o ProUni. Quanto maior a nota, maiores as chances de se obter o benefício.
4. Nota mínima no ENEM: O Ministério da Educação ainda estabelece uma nota mínima para que o candidato consiga obter uma bolsa. Atualmente é preciso obter pelo menos 450 pontos na prova de conhecimentos e não ter zerado a redação.


Professores da rede pública de ensino também podem obter a bolsa do ProUni para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia. Nesses casos não existe requisito de renda familiar, apenas que o professor faça parte do quadro permanente da instituição e tenha obtido 450 pontos no ENEM do ano anterior - sem ter zerado a redação.

 

O QUE É O FIES?
O Fies é um programa do Ministério da Educação, criado pelo governo federal em 1999 que oferece financiamento estudantil para estudantes de baixa renda. O financiamento é oferecido para cursos presenciais em instituições de ensino superior particulares que possuam avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

 

Quem pode participar do Fies
Podem participar do Fies estudantes com renda familiar máxima de 3 salários mínimos por membro.
O aluno precisa estar matriculado em um curso superior com avaliação positiva do MEC. A instituição de ensino precisa estar cadastrada no programa.
Você pode conferir as instituições participantes na 
página oficial do Fies.
O candidato não poderá já ter sido beneficiado pelo seguro do Fies nem mesmo estar inadimplente junto ao programa.