MaxOpção Pousada dos Azevedo Damásio Dobrar ganho

Notícias


Proposta de Redação - ENEM


Criado: 06/10/2018 - 13h22

8 opções de trabalho voluntário para você ajudar a mudar o mundo

 

1. Se você quiser trabalhar com crianças, pode ser um “Padrinho Nota 10” e ajudar os pequenos.

            Você tem duas opções para ajudar as crianças: a primeira, por meio de doações, que podem ser feitas para o orfanato como um todo, ou diretamente para a criança que você optar apadrinhar.
 De forma mais direta, você pode realizar trabalhos nas instituições prestando serviços nos orfanatos. O site Padrinho Nota 10 lista instituições por estados e cidades com telefones de contato e e-mail para você buscar mais informações.

2. Ainda se voluntariando para trabalhar com crianças, você pode integrar o programa “Família Acolhedora”.

            O Padrinho Nota 10 conta também com uma listagem de orfanatos que trabalham com o programa Família Acolhedora. Nele você pode se cadastrar e capacitar-se para receber na sua casa, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social.

Você precisa ter entre 25 e 55 anos, estar em boas condições de saúde física e mental, não possuir antecedentes criminais e ter uma situação financeira estável.

3. Existem também grupos que realizam ações com pessoas em situação de rua.

            Em São Paulo o grupo Entrega por SP se reúne em frente ao estádio do Pacaembu e visita pessoas em situação de rua para entrega de doações. Você também pode entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social da sua cidade e verificar quais são os programas da região.

4. Que tal ajudar os catadores de material reciclável?

            Esse é o intuito do projeto Pimp My Carroça, que promove a visibilidade dos catadores de rua. Você pode ser voluntário de diversas formas, como grafitando carroças ou prestando serviços para os carroceiros como tratamento dentário ou aulas diversas.

5. Você também pode ajudar na construção de moradias populares.

            A Teto trabalha com a ajuda da construção de moradias populares. Você pode ser voluntário permanente ou trabalhar de forma pontual com construção, palestras e atividades comunitárias, por exemplo.

6. Que tal ser voluntário ajudando crianças com câncer?

            Um dos locais mais conhecidos para realizar este trabalho é o GRAACC, o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer.

7. Você também pode ser voluntário contando histórias.

            A ong Viva e Deixe Viver atua em diversos estados do Brasil e busca fomentar a educação e a cultura na Saúde através da leitura e do brincar.

8. Ajude sem sair de casa.

            Muitas organizações, como o Médico Sem Fronteiras e o Hospital das Clínicas de São Paulo, precisam de ajuda para buscar voluntários e doações em redes sociais. Confira também em todas as organizações que quer ajudar se eles precisam de serviços de redes sociais e comunicação online.

 

PROPOSTA DE REDAÇÃO:

 

A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “Os jovens e o trabalho voluntário no Brasil"