Curso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso OpçãoCurso Opção

Quem somos


Justificativa do Nome

O Curso Opção, ao escolher o seu nome, baseou-se em pilares que sustentam seu trabalho educativo, destacando três valores fundamentais: respeito, amor e competência. O primeiro deles, o respeito, constitui-se no eixo norteador das relações interpessoais e pedagógicas. Deve haver respeito de aluno para com outros alunos, entre escola e família, entre alunos e corpo docente-administrativo, entre alunos e funcionários, entre docentes, funcionários, administradores, diretores e pessoas da comunidade em geral que venham a participar do trabalho educativo. Acreditamos que esse valor, quando adotado, arrasta consigo uma série de outros valores e desencadeia uma quantidade imensa de comportamentos positivos e construtivos, pois respeitar o semelhante é dignificá-lo como pessoa humana e considerá-lo portador de uma condição humana única.

O amor, esse sentimento que predispõe desejar sempre o bem do outro e quer estabelecer, nas relações e atividades escolares, o amor ao trabalho, à verdade e a justiça, provocando uma convivência sensível e solidária entre todos os envolvidos na ação pedagógica. Acreditamos que esse sentimento deve ser cultivado tanto na família quanto na escola, estando todos os integrantes da comunidade escolar sempre prontos a dar exemplos de dedicação e afeto. Isso fará indivíduos mais dispostos a buscar a justiça social e a verdade, mas sensíveis e empenhados com a sua comunidade. Competência é o terceiro valor escolhido e deve ser entendido como o trabalho realizado com eficiência e eficácia, despertando o desejo de serem competentes como cidadãos, no trabalho e como seres humanos. Indivíduos competentes são sempre capazes de defender seus pontos de vista com argumentação sólida.

Além desses três valores fundamentais, também nos preocupamos em reconhecer que o indivíduo aprende, apropria-se dos conhecimentos e conteúdos escolares através da sua relação com o meio circundante. Todo o Projeto político-pedagógico do Colégio Opção está voltado a "desenvolver no aluno suas potencialidades, atender e superar suas necessidades e expectativas, buscando sua realização pessoal e profissional para que seja um cidadão de caráter, satisfeito e feliz".

Queremos ser esta Opção e essa é a nossa Missão!