Inscrições Dobrar ganho Damásio Pousada dos Azevedo MaxOpção

Temas de Redação



Proposta de Redação

Texto I

A eutanásia é definida como a conduta pela qual se traz a um paciente em estado terminal, ou portador de enfermidade incurável que esteja em sofrimento constante, uma morte rápida e sem dor. É prevista em lei, no Brasil, como crime de homicídio. Entre as formas dessa prática existe a diferenciação entre eutanásia ativa, quando há assistência ou a participação de terceiro – quando uma pessoa mata intencionalmente o enfermo por meio de artifício que force o cessar das atividades vitais do paciente - e a eutanásia passiva, também conhecida como ortotanásia (morte correta – orto: certo, thanatos: morte), na qual se consiste em não realizar procedimentos de ressuscitação ou de procedimentos que tenham como fim único o prolongamento da vida, como medicamentos voltados para a ressuscitação do enfermo ou máquinas de suporte vital como a ventilação artificial, que remediariam momentaneamente a causa da morte do paciente e não consistiriam propriamente em tratamento da enfermidade do paciente, servindo apenas para prolongar a vida biológica e, consequentemente, o sofrimento.

http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/eutanasia.htm

Texto II

Argumentos favoráveis à Eutanásia:

· É uma forma de evitar dor e sofrimento a pessoas que estão em fase terminal de doença;

·  O doente não tem só o direito à vida, mas também o direito à morte. Em termos religiosos, não basta dizer que Deus deu a vida e por isso só Ele pode escolher o momento e a forma de morrer. É preciso lembrar que Deus criou o Homem como ser inteligente e livre. Desta forma, não lhe pode ser negado o direito de escolher a forma e o dia da morte.

·  Aceitar o pedido da eutanásia é respeitar a autodeterminação do paciente sobre o seu corpo e vida.

·  A eutanásia é um pretexto para se lidar mais humanamente com o problema de sofrimento prolongado. É mais humano praticá-la do que forçar o doente a viver uma vida de sofrimento insuportável.

Argumentos contrários à Eutanásia:

·  Do ponto de vista da religião, as contradições vêm do fato de a eutanásia ser vista como verdadeira usurpação do direito à vida humana;

·  Os médicos consideram a vida sagrada; logo, na perspectiva da ética médica, tendo em atenção o juramento de Hipócrates, a eutanásia é considerada homicídio.

·  A eutanásia viola as normas básicas da Medicina. Há muitos anos que os médicos juram não matar ao receitar os medicamentos – talvez por isso os doentes lhes confiem suas vidas. A eutanásia destrói a confiança dos pacientes nos médicos, pois a missão deles é combater a morte, promover a cura e aliviar o sofrimento.

https://euthanatos1etica.wordpress.com/eutanasia/argumentos-contra-e-a-favor-da-eutanasia

PROPOSTA DE REDAÇÃO:

A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “Eutanásia: sim ou não?”

______________________________________________________________________________________

Proposta de Redação

Texto l

Sabendo da influência que os meios de comunicação exercem sobre as pessoas em geral, em
diversos aspectos de suas vidas, desde os temas mais amenos aos mais sérios, não é de causar
estranheza que a mídia, ao criar o protótipo da beleza e ao ficar exaltando-o, muitas vezes de forma
subliminar, vem transformando uma massa de escravos numa busca desenfreada e incessante pelo corpo
belo, perfeito e eternamente jovem.                                                                                         

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/                                                                                                     

 

 Texto ll       

Fonte: http://top10mais.org

 

Texto lll

O mundo moderno nos apresenta um protótipo bem definido. A mulher deve ser jovem, magra e usar roupas provocativas, na exata medida para despertar atração. O homem, atlético e charmoso, deve transparecer no seu agir e vestir um vigor insaciável, sempre pronto a se lançar numa nova aventura... É como se a beleza estivesse limitada a uma determinada faixa etária e fosse propriedade exclusiva de um determinado porte físico.

Fonte: http://correio.rac.com.br

 

Escreva um texto dissertativo-argumentativo expondo a sua opinião sobre o tema: PROTÓTIPO DE BELEZA.

______________________________________________________________________________________

Proposta de redação

Texto l

Há pessoas que não conseguem ficar sem o celular nem por um instante. Essas pessoas entram num estado de profunda ansiedade e angústia quando se veem sem o aparelho, quando ficam sem créditos ou com a bateria no fim. A necessidade de estar conectado ultrapassa todos os limites. Uma pesquisa feita no The Royal Post, na Inglaterra, mostrou que 58% dos britânicos e 48% das britânicas sofrem de nomofobia. Essas pessoas não saem de casa sem o celular, mantêm o telefone ligado 24 horas por dia e sentem ansiedade quando o esquecem em casa. Antes de dormir, programam o telefone com o número do médico, do psicólogo e dos hospitais registrados em ordem por uma numeração específica, para o caso de ser necessário. Elas apenas precisariam apertar a tecla correspondente ao atendimento e logo encontrariam a providência desejada. Elas ainda se sentem rejeitadas quando ninguém lhes telefona ou quando percebem que os amigos recebem mais ligações do que elas. Quando ficam sem bateria ou fora da área de cobertura, se sentem ansiosas, angustiadas e inseguras.

Texto ll

Texto lll

Estamos diante de um novo século, com novo formato de receber e transmitir informação. Sendo assim, o medo de ficar incontactável às vezes até prejudica a vida pessoal e profissional das pessoas.  A dependência do celular, do computador, da Internet é crescente e apesar de serem vícios socialmente aceitos, são igualmente nocivos, pois alteram o comportamento das pessoas. Alguns especialistas acreditam que o uso excessivo das chamadas novas tecnologias  tornam as pessoas mais impacientes, impulsivas e esquecidas. Realmente é indiscutível a polêmica que existe acerca dos problemas que resultam desse processo tecnológico.

Tendo como base os textos motivadores e a ilustração acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo expondo a sua opinião sobre o tema: NOMOFOBIA. Seu texto deverá ser redigido de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e, finalmente, apresentar uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos.

______________________________________________________________________________________

Após a leitura dos textos desta prova e da charge acima, redija um texto dissertativo argumentativo. em norma padrão escrita da língua portuguesa, sobre o seguinte tema:

A influência das novas formas de comunicação no relacionamento humanp do século XXI.

______________________________________________________________________________________